As causas do apagão de ontem (10), que foram divulgados em algumas redes sociais, informando sobre um possível transformador, na verdade foi um fato isolado ou até externo segundo a COPEL.
Em uma nota especifica, a empresa informou sobre duas quedas em horário diferentes e aponta que o caso está sendo investigado pelos técnicos, para tentar saber o que realmente aconteceu.
“A Copel informa que restabeleceu o fornecimento de energia à totalidade dos clientes, após uma ocorrência originada na subestação de Assis Chateaubriand, na noite desta terça-feira (10). O sistema de proteção da subestação foi acionado, o que causou duas interrupções no fornecimento de energia. A primeira, às 19h53, teve oito minutos de duração e afetou 21 mil unidades consumidoras. A segunda, registrada às 21h31, ocorreu por cinco minutos e afetou 37 mil imóveis. Os serviços foram normalizados e a área técnica da companhia analisa as causas da ocorrência”, aponta a empresa.
Mas em alguns bairros, só voltou as 23h00 e não 5 minutos como descreve na nota.
Outro detalhe foi sobre o sistema de proteção:
“A causa específica está sendo investigada pelos técnicos, quando o sistema de proteção é acionado, há a possibilidade de ter havido contato externo com a rede elétrica causando o desligamento, seja galho de árvore, objeto, animal”, finaliza a empresa.
Ainda na data de ontem, quem andava pelas ruas da cidade, a sensação era de escuridão imensa, principalmente na metade da cidade, causando desconforto entre equipes.
Populares relataram que outras cidades vizinhas também foram afetadas, como Tupãssi, Jesuítas, Brasilândia do Sul, Alto Piquiri e equipes foram vistas nestas regiões trabalhando também.

